Terapia sexual


ELAS PERGUNTÃO

Tenho 18 anos e a vida sexual ativa. Quando uma mulher sabe que atingiu o orgasmo? Tem como um homem ejacular sem atingir o orgasmo, ou atingir o orgasmo sem ejacular?


A mulher costuma atingir o orgasmo mais facilmente com a estimulação do clitóris. Algumas pessoas falam que vêem estrelas, borboletas, fogos de artifício, etc. Porém, isso cria uma fantasia e pode confundir as mulheres. Em geral, durante o orgasmo, a mulher sente seu coração bater mais rápido, as pupilas ficam dilatadas, há uma contração da musculatura vaginal e as pernas podem ficar trêmulas.


Sobre a ejaculação x orgasmo masculino, o homem pode sim ejacular sem atingir o orgasmo. Na grande maioria das vezes, estes dois eventos ocorrem ao mesmo tempo. Atingir o orgasmo sem ejacular é muito mais raro. Seria preciso saber de que forma este homem iria se estimular para que isto acontecesse. Clivers


Tenho 16 anos e já faz um ano e meio que tenho relação. Só tive orgasmo uma vez, quando meu namorado beijou de uma forma muito boa a minha orelha. Eu não entendi por que aconteceu isso. Será que esse é o meu ponto G? Será que peço para ele fazer isso de novo? Tenho vergonha.

São muitas as regiões do nosso corpo que podemos estimular e sentir prazer com diferentes tipos de carícias. Você já sabe que um dos seus pontos fracos é quando seu namorado beija sua orelha. Mas vamos com calma: muitas mulheres têm dificuldade para atingir o orgasmo mesmo com a penetração. O mais comum é que elas atinjam o orgasmo com a estimulação do clitóris, justamente por ser uma região muito sensível ao toque. E aí vem a pergunta: o que você sentiu foi um orgasmo mesmo, de sentir o coração bater acelerado, as pernas bambas e todo o corpo mais sensível ao toque, por exemplo?


    Originariamente, o ponto G refere-se a uma suposta região no canal vaginal da mulher que traz uma sensação de extremo prazer quando é tocado, mas ainda existem controvérsias quanto à sua existência. Porém, independentemente disto, saiba que a experiência que você teve com seu namorado é muito importante para que vocês possam conhecer o corpo um do outro e entender como vocês sentem prazer. Portanto, não existe nenhum motivo para ter vergonha, pois o que vocês fizeram é algo absolutamente normal. Clivers.

Não consigo ter orgasmo fazendo sexo, apenas me masturbando. Sempre finjo ter orgasmo com meu namorado. O que faço para resolver)

É muito comum que boa parte das mulheres atinja o orgasmo com a masturbação, e não apenas com a penetração. Portanto, você não deve ver isso como algo inapropriado ou errado.

Por outro lado, você e seu namorado perdem muito quando você finge o orgasmo, pois você não está dando a ele (nem a você mesma) a possibilidade de saber a forma correta de te estimular e te satisfazer sexualmente. Não fique esperando que seu namorado adivinhe quais as partes do seu corpo ele deve tocar. É muito mais produtivo vocês conversarem sobre como cada um sente prazer, sempre procurando compreender e respeitar a forma como cada um se relaciona com o próprio corpo. Clivers.
   
Tenho 22 anos e ainda sou virgem. Quando me masturbo, chega um momento em que tenho vontade de fazer xixi e depois disso não sinto mais vontade de me tocar. Essa sensação pode ser o orgasmo?

Identificar o orgasmo feminino realmente não é tarefa fácil. Porém, algumas características podem auxiliar as mulheres. Em geral, ocorrem contrações vaginais durante o orgasmo, sendo que a mulher pode sentir, por exemplo, o batimento cardíaco acelerado, as pernas bambas e uma sensação geral de relaxamento logo após o orgasmo. Mas lembre-se que a resposta ao orgasmo varia muito de mulher para mulher.

Procure conversar com seu(sua) médico(a) ginecologista para que ele(a) possa esclarecer se essa sensação que você tem poderia estar relacionada ao orgasmo e o por quê disso ocorrer durante a masturbação. Clivers



No começo da minha vida sexual tinha orgasmo freqüentemente. Agora eu não estou mais chegando no orgasmo. Eu finjo que estou tendo para ele não ficar desapontado. O que eu posso fazer para ter orgasmo?

 
Se no começo da sua vida sexual você tinha orgasmos, então já temos ao menos meio caminho andado, pois você sabe como se estimular e, conseqüentemente, deve saber o que você e seu parceiro podem fazer para que a relação de vocês seja mais prazerosa para ambos.



Não acredito que fingir orgasmo seja a melhor saída, ainda que te traga um alívio inicial e evite cobranças por parte do seu parceiro. Lembre-se ainda que cada relação é única e acontece de um jeito diferente, o que torna complicado exigirmos que em todas elas haja orgasmo. Procure conversar com seu parceiro a respeito disso, pois homens e mulheres têm visões diferentes sobre o que é prazer e também sobre como lidam com este assunto. Clivers.



Me lembro ter tido orgasmo uma vez, quando era ainda adolescente. Tento de todas maneiras me masturbando e tem certas horas que parece que vou gozar e nada. Parece que tem uma barreira que impede aquela explosão. Sinto o prazer à flor da pele, mas não consigo. O que devo fazer?


É preciso identificar que barreira é essa que a impede de atingir o orgasmo. Talvez valha a pena pensar se essa barreira estaria relacionada a alguma culpa por estar se masturbando, medo de ser flagrada por alguém ou qualquer outra experiência que tenha interferido diretamente no seu prazer. Se tiver alguma dificuldade, procure o auxílio de um psicoterapeuta sexual e este profissional fará uma avaliação detalhada do seu caso. Clivers.

Gostaria de saber o que é gozar pra mulher. Quando o homem pergunta: "Você já gozou?". Gozar para mim não sei o que é. Ela solta algum jato que nem o homem? Como ela sabe que gozou? É diferente de orgasmo? Por favor, me ajudem. Não consigo ter prazer por causa disso. Fico preocupada e com vergonha de falar para o meu parceiro.

 
Gozar é o mesmo que atingir o orgasmo. A diferença está na forma como homens e mulheres atingem o orgasmo. Em geral, o orgasmo vem junto com a ejaculação para os homens. Já para as mulheres o orgasmo é mais subjetivo e vai depender do prazer que a mulher consegue ter com a estimulação no clitóris e com o ato sexual em si. Durante a relação sexual ou mesmo a masturbação a mulher pode eliminar alguma secreção, mas não se pode compará-la à ejaculação do homem. Falar de sexo e principalmente dividir nossa intimidade com outra pessoa nem sempre é algo fácil. Mas tenha em mente que todo mundo tem suas dificuldades, medos e preocupações. Procure encarar uma eventual conversa com seu parceiro para falar não só sobre suas dúvidas, mas também sobre suas fantasias e, a partir disso, tornar a relação de vocês ainda mais prazerosa. Clivers.



Como sei que estou gozando? O que vou sentir na hora?



Em geral, o garoto goza (atinge o orgasmo) quando ejacula, porém não é uma regra. Já para a garota fica um pouco mais difícil identificar quando ela está gozando, pois ela não ejacula como os garotos. Alguns sinais podem ajudar a mulher a identificar quando atinge o orgasmo, como as pupilas, dilatadas, batimento cardíaco acelerado, sensação de moleza nas pernas, por exemplo. Porém, saber quando uma mulher está gozando vai depender muito mais do quanto ela tem intimidade com o próprio corpo e permite vivenciar sua própria sexualidade. Clivers.


Tenho 20 anos. Gostaria de saber se é normal ocorrer com a mulher algo parecido com a ejaculação precoce masculina, ou seja, o orgasmo vir muito cedo, muito antes da satisfação do companheiro. É que logo no começo do ato, sinto orgasmo e dá aquele cansaço, aquela vontade de parar, mas sei que não seria uma situação agradável, simplesmente parar e deixar o parceiro na mão. Tento ir levando até entrar novamente no clima. Isso é normal? O que devo fazer? Teria alguma forma para atrasar a chegada desse orgasmo, controlar melhor? Ou seria normal a mulher ter vários orgasmos por relação?

Entendo sua situação, porém é difícil comparar seu caso com uma ejaculação precoce, até porque a relação sexual termina com a ejaculação no caso dos homens.

Diferentemente do homem, a mulher pode ter vários orgasmos durante a relação sexual. Aí caberá a você se adaptar com o seu parceiro e ver como podem obter uma relação sexual que seja satisfatória para ambos. Clivers.

Eu gostaria de saber a diferença entre o gozo e o orgasmo.


Não existe diferença entre gozo e orgasmo. Se você consultar um dicionário, perceberá que gozo e orgasmo são sinônimos. Clivers

Tenho 24 anos e tenho relação desde os 21. Encontro grande dificuldade de chegar ao orgasmo, mas quando me masturbo não é difícil chegar lá. Também nunca achei o meu ponto G. O que devo fazer?


Ainda não existe nenhuma comprovação científica sobre o ponto G. Portanto, você não deve se preocupar com algo que mesmo os cientistas têm dificuldade em encontrar!!! Em relação ao orgasmo, realmente é mais fácil você chegar ao orgasmo se masturbando, pois é você sozinha se relacionando com seu próprio corpo. Você sabe como e onde se tocar. Já numa relação a dois, é preciso que você e seu parceiro se conheçam o suficiente para saber as preferências de cada um. Lembre-se que homens e mulheres sentem prazer de formas diferentes, criando a necessidade de um expor ao outro suas reais necessidades para que ambos saiam satisfeitos da relação. Clivers.



Dá para saber se minha namorada teve orgasmo?

Não. Até mesmo algumas mulheres têm dificuldade em diferenciar o orgasmo de outras sensações de prazer. Em geral, durante o orgasmo, ocorrem contrações musculares, aumento do batimento cardíaco e pressão sanguínea, além de uma pequena alteração da consciência.

Algumas pessoas comparam o orgasmo com fogos de artifício, ir até à lua, etc É bom evitar essas comparações, pois elas criam uma falsa expectativa. Ao invés disso, procure auxiliar sua namorada a descobrir as melhores formas de sentir prazer e evitem cobranças nesse aspecto. Clivers.

Por que a mulher tem uma maior dificuldade com o orgasmo?

Talvez a masturbação possa ajudar a compreender um pouco melhor como homens e mulheres lidam com suas sexualidades. Enquanto muitas mulheres consideram a masturbação um tabu, tendo vergonha ou julgando que seja pecado ou mesmo suja tal prática, a maioria dos homens masturbam-se sem sentimentos de culpa ou pecado, por exemplo.

Usei o exemplo da masturbação porque ele deixa claro que homens e mulheres são criados de formas diferentes e isso acaba repercutindo na forma como vão lidar com suas sexualidades. Além disso, você deve pensar que anatomicamente homens e mulheres são muito diferentes. Enquanto no homem o orgasmo está via de regra associado ao orgasmo, na mulher ele depende mais da estimulação do clitóris e do quanto essa mulher permitirá explorar seu próprio corpo e saber como ela pode sentir prazer. Clivers.

Vai fazer três anos de namoro e eu nunca gozei para o meu namorado. Sinto muito prazer ao me penetrar, mas quando penso que eu estou gozando, eu não estou. Apenas a minha vagina se contrai, mas não sai nada. Por quê?


Achei curioso essa pessoa dizer que nunca gozou PARA o seu namorado. Em uma relação a dois, sempre queremos agradar o outro parceiro e isso é natural, mas também é preciso que aprendamos a ser um pouco egoístas no sentido de buscar nosso próprio prazer para depois dividi-lo com a outra pessoa. A observação de que 'não sai nada da sua vagina' é interessante, pois significa que você está atenta às reações do seu corpo, mas lembre-se que homens e mulheres têm prazer de formas diferentes (a mulher não ejacula, por exemplo). Clivers.


É importante que você entenda que o orgasmo não depende exclusivamente da penetração. Se o número de mulheres que tem orgasmo já é pequeno, aquelas que têm orgasmo apenas com a penetração é menor ainda. Uma boa parte delas precisa da estimulação do clitóris e não existe nenhum problema nisso.

Caso julgue necessário, você pode esclarecer essa dúvida na sua próxima consulta ginecológica ou ainda buscar a ajuda de um psicoterapeuta sexual. Clivers

A minha dúvida é sobre o orgasmo. Por que não consigo ter orgasmo? Será que é algum problema e também minha vagina não é nem um pouco lubrificada. Isso é normal?

Você não deve encarar o fato de não atingir o orgasmo como um problema. Atingir o orgasmo depende do quanto a mulher se conhece e permite se relacionar com seu próprio corpo e também com seu parceiro. Lembre-se que a grande maioria das mulheres leva alguns anos de atividade sexual até conseguir atingir o orgasmo. Quanto à lubrificação vaginal, ela pode variar de mulher para mulher. O médico ginecologista poderá avaliar se existe algum fator que impeça a lubrificação natural da sua vagina e você pode ainda recorrer aos lubrificantes à base de água - encontrados em farmácias - para auxiliá-la na lubrificação vaginal.
Clivers.


Tenho 20 anos e há 2 meses e meio eu perdi minha virgindade, mas ate hoje não senti orgasmo. Antes de começar a ter uma vida sexual, eu já tinha me masturbado e chegado ao orgasmo, mas agora com um parceiro isso não acontece. O que eu devo fazer para melhorar essa minha vida sexual?


Não encare o fato de não chegar ao orgasmo como um problema ou uma dificuldade. Lembre-se que você iniciou sua vida sexual a dois recentemente. Algumas mulheres levam anos para chegar ao orgasmo e muitas nem sequer se masturbam, o que acaba impedindo que as mulheres tenham um melhor conhecimento do próprio corpo e de sua sexualidade.

Aproveite esse momento de descobertas com o seu companheiro e procure observar o que te dá prazer durante a relação, pensando, por exemplo, em fantasias, posições e práticas sexuais que possam dar prazer a ambos.

Um psicoterapeuta sexual pode realizar um trabalho de orientação sexual, permitindo que vocês esclareçam suas dúvidas e dificuldades, caso seja necessário. CLivers



Gostaria de saber se é normal demorar para chegar ao orgamo? O que devo fazer?

Não podemos pensar na resposta ao orgasmo como algo 'fechado' e que sirva a todos. Cada pessoa reage de uma forma e muitas mulheres ainda não conseguiram sequer chegar ao orgasmo. Tudo dependerá do quanto você se sente à vontade com seu parceiro, do grau de intimidade e também do quanto você conhece seu próprio corpo.

Perguntas tiradas da internet, e comentadas por Clivers.